Não só nesta época de folia, mas o ano todo Nesta época do ano o contágio de algumas doenças aumentam, são elas:
HPV
O Papillomavirus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível mais comum, atingindo 11,7% da população mundial. O vírus HPV é a principal causa do câncer cervical, além de verrugas genitais, câncer de pênis e de orofaringe. O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Vacinação
Esquema de doses:
A vacina de HPV quadrivalente está licenciada para ambos os sexos, meninos dos 9 aos 26 anos de idade e para meninas dos 9 aos 45 anos de idade.
Meninos e meninas menores de 15 anos duas doses com intervalo de 6 meses, para as demais faixa etária 3 doses com intervalo de 1 mês e 6 meses entre as doses.
Hepatite A
Hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (HAV) e também conhecida como “hepatite infecciosa”.
Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, consulte regularmente um médico e faça o teste.
O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos anti-HAV. Após a confirmação, o profissional de saúde indicará o tratamento mais adequado, de acordo com a saúde do paciente. A doença é totalmente curável quando o portador segue corretamente todas as recomendações médicas. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante em menos de 1% dos casos.
Vacinação
Esquema de doses:
Todas as pessoas a partir dos 12 meses de idade.
Duas doses com intervalo de 6 meses entre elas, com 12 meses de idade e 18 meses de idade.
Hepatite B
Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa, também chamada de soro-homóloga. Como o HBV está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. Entre as causas de transmissão estão:
- Relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada;
- Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
- Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings;
- Transfusão de sangue contaminado.
A maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, consulte regularmente um médico e faça o teste.
Vacinação:
Esquema de doses:
Quatro doses: ao nascimento, aos 2, 4 e 6 meses de vida.
Crianças e adolescentes não vacinados na infância: três doses com intervalo de 1 mês entre a primeira e a segunda. É intervalo de 5 meses entre a segunda e terceira dose.
Fonte: www.familasbim.org.br; www.aids.gov.br